As pesquisas demonstram que a experiência Cliente está nas 5 prioridades mais importantes das empresas porém, poucas são aquelas que conseguem, efetivamente, concretizar ou entregar experiências marcantes.
De acordo com a pesquisa de Harvard Business Review (New research from Harvard Business Review Analytic Services, sponsored by Salesforce) apesar de ser uma prioridade apenas 17% dos inquiridos se consideram lideres em CX (Customer Experience).
77% dos inquiridos estão a investir em melhorar a percepção dos seus Clientes e 80% estão a investir no envolvimento (engagement). Mas, apenas 17% acreditam ter uma organização excelente nas duas vertentes ou excelente numa e boa na outra.
Ao analisar o impacto da experiência Cliente no negócio, Harley Maning, Vice Presidente e Diretor de investigação no Boston-based Forrester Research atribui o impacto de uma experiência Cliente marcante a 3 variáveis: quando os Clientes percepcionam o valor da empresa, útil (fácil de encontrar e envolver com valor) e agradável (emocionalmente envolvente).
O que esta investigação mostra é que apesar das empresas valorizarem e darem franca importância à CX não possuem as ferramentas necessárias para entregar essas mesmas experiências.
Olhando aos números:
Em suma, apesar de a experiência Cliente ser uma prioridade de topo em grandes organizações, a verdade é que muitas falham nessa prioridade.
Devemos, por isso, perguntar-nos porquê?
Vale a pena refletir nas 3 dimensões descritas neste artigo:
Como é que os meus Clientes percepcionam o valor da minha empresa e da interação com ela, a utilidade ou facilidade em nos encontrar e evolver os Clientes e a experiência agradável ou seja o envolvimento emocional.
E experiência diz-me que é na última vertente que reside a maior dificuldade já que promover e proporcionar experiências emocionalmente envolventes requer uma Cultura de serviço e isso implica trabalhar a experiência colaborador (EX).
Reforço assim neste artigo o facto de que Experiência Cliente se constrói de dentro para Fora!
Mais sobre este tema
Experiência Cliente e Colaborador - que relação?
A organização ideal - Part I e Part II
Votos de bom serviço!