A experiência não se ensina!

A experiência não se ensina é uma expressão que me habituei a ouvir da boca do meu marido e que, a cada dia que passa, me faz mais sentido.

Tendo em conta que neste blog o objetivo é escrever ou lançar temas sobre serviço, cultura de serviço e cultura organizacional a que propósito hoje escrevo sobre isto?

Estive recentemente em contacto com muitas equipas em ambiente de bootcamp. Umas mais e outras menos experientes. Todas fazem falta e todas merecem respeito e são produtoras de resultados incríveis quando motivadas e na posse das ferramentas certas. Há, porém, um dado a que não podemos ficar indiferentes: a experiência!

A reflexão do artigo de hoje é curta: como é potenciada a experiência nas empresas? Como me organizo para que a experiência seja passada àqueles que têm menos saber de terreno?

Note-se que quando me refiro a experiência não falo de maus hábitos ou velhos hábitos nem tão pouco a pessoas experientes que insistem em não passar conhecimento aos mais novos. Não. Isso não é fator positivo na promoção de uma cultura de serviço. Falo, isso sim, de know-how, que qualquer empresa quer perpetuar.

Ou seja, de potenciar o conhecimento dos mais experientes junto dos menos experientes.

Com tudo aquilo que o mundo viveu e está a viver, assistimos, por vezes, a um esvaziar de know-how das empresas que as torna deficitárias em experiência ou conhecimento. Isso significa que a tomada de decisão é dificultada e por vezes são mesmo tomadas decisões erradas ou, no limite, não se decide. Tudo isto são realidades com que estou em contacto dia após dia em várias áreas de negócio.

Afirmei que a reflexão era curta e assim será!

Citando novamente Armindo Martins – Comandante de avião com mais de 20.000 horas de voo, prémio de conhecimento APPLA 2019, instrutor e verificador, ex-piloto da força aérea,  responsável pela disciplina de CRM – Crew Resource Management – por mais de 16 anos, orador e… meu marido 😉 – aqui fica a reflexão:

“As boas decisões vêm com a experiência mas, a experiência adquire-se com más decisões!

Ora se a experiência não se ensina a tomada de decisão nos mais novos é tão mais acertada quanto mais assentar na partilha da experiência dos mais velhos.”

Como tratamos o processo da partilha de experiência e tomada de decisão na nossa empresa?

Votos de bom serviço!

Deixe um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *