Cultura de Serviço no Regresso ao local de trabalho!
Surpreenda, Comunique, Tolere.

RH MAGAZINE Junho 2021

Muitas são as empresas que estão já em fase de “voltar ao escritório”. Na sua grande maioria estão a fazê-lo de forma faseada ou desfasada, o que significa que num local onde, habitualmente, se encontravam 20 pessoas, há casos onde estão apenas 3 ou 4 na semana A, para depois dar lugar a outros tantos na semana B. Um regresso sim, mas para já, na maioria dos casos, bem diferente daquilo que era o “escritório” e o seu ambiente antes do confinamento.
Se por um lado há quem se sinta feliz com este regresso, por outro há quem desejava não ter que voltar. Há quem tenha que reaprender rotinas que esqueceu ou que nunca chegou a ter.
Durante este período, muitas foram também, as pessoas alvo de um acontecimento de vida significativo.
Receber as pessoas nesta nova fase com cultura de serviço pode fazer toda a diferença.
De entre tantas outras dimensões e dinâmicas necessárias, deixo 3 dicas para um regresso ao espaço de trabalho com cultura de serviço:
1 – Surpreenda
Não vamos querer uma sensação de “casa abandonada” em que tudo está igual e, quem sabe, com pó. Ter o espaço limpo é fundamental e, porque não, ter algo visível a dar as boas vindas. Refiro-me a coisas simples e sem grande necessidade de budget. Um balão com um smile numa cadeira pode fazer milagres! Um postal ou cartão em cada secretária ou aquilo que a imaginação, e o budget, lhe permitir. Mostre e demonstre às pessoas que a empresa está feliz com o seu regresso!
2 –Comunique
Permita e encoraje as pessoas a falarem um pouco mais do que o habitual. Promova um momento de 5’ ou 10’ no início ou fim do dia para “por a conversa em dia” e perceber o estado de espírito de cada um. Será uma forma de promover a empatia e evitar mal-entendidos. Se o conseguir fazer ao ar livre e com distância peça que retirem as máscaras para que nos lembremos dos sorrisos de cada um.
Se as suas equipas estão desfasadas deixem uma mensagem aos colegas que os sucedem. Pode ser um painel na copa ou um papel na secretária.
E porque não estender este ritual além dos primeiros dias e fazer dele uma prática interna, por exemplo, no início ou final de cada semana.
3 – Tolere
Muitas pessoas estão destreinadas e vão esquecer-se de coisas que eram rotinas sagradas. Praticar a tolerância entre pares e com colegas é fundamental. Encoraje as pessoas a pedir ajuda e afirme que estar esquecido é normal!

Se regar estas dinâmicas com algum humor, verá que o efeito é muito maior.

Trata-se de receber as nossas pessoas como queremos que recebam o nosso Cliente.
Os resultados, posso assegurar-lhe, são garantidos.
Votos de um Bom regresso!

Um pensamento em “Cultura de Serviço no Regresso ao local de trabalho!
Surpreenda, Comunique, Tolere.

Deixe um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *